"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Shorty não sabia o que significava “concomitantemente” - AUTOBIOGRAFIA DE MALCOLM (COLABORAÇÃO ALEX HALEY) FRAGMENTO DO CAPÍTULO DEZ - SATÃ

Shorty não sabia o que significava “concomitantemente”.
A velha mãe de Shorty conseguiu de alguma maneira arrumar o dinheiro para a passagem de ônibus de Lansing para Boston. Visitando-o constantemente na cadeia, enquanto esperávamos o julgamento, ela lhe dizia, a todo momento:
_ Filho, leia o livro das Revelações e reze a Deus!
Shorty passou a ler parte da Bíblia (o Livro do Apocalipse). Chegou mesmo a um ponto em que volta e meia ficava de joelhos, rezando como algum diácono batista negro.
Finalmente fomos julgados e chegou o momento de ouvirmos a sentença, noTribunal do Condado de Middlesex (creio que das nossas acusações eram por crimes cometidos nesse condado). A mãe de Shorty estava soluçando, abaixando e levantando a cabeça para o seu Jesus, sentada perto de Ella e Reginald. Shorty foi o primeiro a receber a ordem de ficar de pé para ouvir a sentença.
_ Acusação um, de oito a dez anos...
_ Acusação dois, de oito a dez anos...
_ Acusação três...
E finalmente o juiz declarou:
_ As sentenças serão cumpridas concomitantemente.
Shorty, suando tanto que o rosto preto parecia estar coberto de vaselina e sem compreender o que significava “concomitantemente”, havia somado mentalmente as sentenças e chegara à conclusão de que teria de passar mais de cem anos na prisão. Começou a chorar desesperadamente, as pernas bambas. Os guardas tiveram que se adiantar para ampará-lo.
Em oito a dez segundos, Shorty se tornara tão ateu quanto eu fora desde o início.

AUTOBIOGRAFIA DE MALCOLM 
(COLABORAÇÃO ALEX HALEY)
FRAGMENTO DO CAPÍTULO DEZ - SATÃ


Nenhum comentário: