"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Indicação de Filme: Duro Aprendizado

 
Sinopse:
Malik (Omar Epps) é um estudante negro tentando conseguir uma bolsa de estudos. O problema é que ele não é muito chegado nos estudos e acha que suas qualidades atléticas serão suficientes para conseguir o benefício na universidade. Fudge (Ice Cube), um estudante profissional que está na Universidade Columbus há quase seis anos, conhece Malik e começa a questionar as convicções raciais e políticas do novo amigo. Além de Fudge, há o professor de Ciências Políticas, Phipps (Laurence Fishburne), também negro, que faz questão de mostrar a Malik que ele não vai ter uma graduação diferente só por causa de sua raça. Junto aos dilemas de jovem estudante, ocorrem outras narrativas paralelas que em comum têm apenas o campus da Columbus.


O campus fictício da Universidade Columbia é um microcosmo da América, onde alunos de todas as raças, cores e crenças estão reunidos. Um drama contemporâneo sobre um semestre na vida de uma porção de estudantes, Duro Aprendizado confronta diferenças de identidade, diversidade, sexismo e a escalada da tensão racial entre os grupos. O aclamado escritor, produtor e diretor John Singleton (indicado duas vezes ao Oscar por Os Donos da Rua) recriou com precisão de detalhes uma escola contemporânea, desde as salas de aula até a cafeteria, para conter três histórias distintas sobre três grupos de pessoas que acabam se encontrando e partilhando suas expectativas. Uma escola que é a extensão de um mundo de ansiedades e tensões; uma verdadeira caldeira prestes a explodir.


Título Original: Higher Learning
Título no Brasil: Duro Aprendizado
Gênero: Drama
Lançamento: 1995

Um comentário:

Anônimo disse...

QUE BOM FAZER UM TOUR PELA NET E ENCONTRAR PESSOAS DE BOM GOSTO E CONHECIMENTO PARA FALAR DE UM FILME TAO BOM E INSTRUTIVO...
thykodesouza@hotmail.com