"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

domingo, 16 de outubro de 2011

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

A História de nosso povo é marcada por uma série de acontecimentos que influenciaram direta ou indiretamente toda a humanidade, desde os primeiros hominídeos até o mundo globalizado.
O Pan-Africanismo estabeleceu um norte para a localização de nossas referências e valorização de nossa ancestralidade. Hoje nos sentimos honrados ao vermos uma seleção francesa - de 1998 - conquistando uma Copa do Mundo, com jogadores de origem africana. Nos identificamos  com a luta dos imigrantes nos subúrbios da Inglaterra. E nos solidarizamos  com os irmãos que sofrem, mas sobrevivem com a instabilidade política e econômica no Haiti. 
Historicamente nos consideramos herdeiros do legado deixado por Samore Touré, Menelik II, Osei Tutu, Tousant L'Ouverture, Nana Yaa Asantewa, Nzinga Mbandi, Shaka o Grande, Abubakari II, etc. Legado este que nos mantém unidos e com um alicerce forte para prosseguirmos nossa rica jornada.
Dentro desse contexto de glória e sofrimento, podemos nos orgulhar da contribuição de nossos heróis do passado e do presente, pessoas que acima de seus interesses pessoais colocaram em prática a luta em prol de nosso povo, pessoas que deram a vida pela causa justa. Dentre as quais posso citar Garvey, Muhammad Ali, Malcolm, Luther King, Mandela, Biko, Correia Leite, Abdias, Nat Turner, Soujoner, Harriet Tubman, Winnie, os Panteras, os MauMau, os Quilombolas, Luiz Gama, etc.
Estamos próximos do dia da Consciência Negra. O que essa data significa?
Tenho segurança em responder que, essa data é a mais importante de nossa comunidade no Brasil. Sem nenhuma dúvida, a luta Quilombola, simbolizada em nosso líder maior "Zumbi, contempla toda a expressão do ideal pan-africanista. 
Em 20 de novembro de 1695, nosso Rei Zumbi foi imortalizado. Influenciando toda a luta por justiça que marcou a sobrevivência dos descendentes de africanos no Brasil. País historicamente violento e injusto.
Naturalmente dessa forma a figura de Zumbi foi absorvida por todos os movimentos íntegros e autônomos nesse país.
Portanto apesar de termos o 20 de novembro como data símbolo da luta pan-africana no Brasil, todos os dias devemos honrar nosso herói maior.


Axé


Viva a África.
Viva Zumbi.


Alãru


São Paulo, 16 de outubro de 2011

Nenhum comentário: