"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sociedede Recreativa Luiz Gama - Botucatu/SP

A ausência, por longo tempo, de uma direção centralizada levou, nos anos 40, provavelmente, à criação da Sociedade Recreativa Luiz Gama. Herdeiro da primeira - a Associação 13 de maio - o Luiz Gama, como ficou conhecido, imperou soberano por mais de 30 anos, varando a metade do século para chegar até os anos 70 do século passado com uma folha de realizações invejável. Excetuando a União Cultural, o Luiz Gama foi a entidade negra botucatuense que mais tempo atuou, sem solução de continuidade.
Respeitado como o centro porta-voz da comunidade o Luiz Gama dedicou sua atuação principalmente às atividades sociais e esportivas. Nos anos cinquenta o Luiz Gama manteve um grupo de jovens dedicados ao futebol, organizados em torno de um time chamado Guarani. Algum tempo depois, por sugestão de alguns associados, o Luiz Gama resolveu participar do carnaval de rua, trazendo em sua Escola de Samba, como uma de suas alas, a ala do Guarani. Não existe uma história resgatada desse tempo, apesar da riqueza de detalhes, mas presume-se que, inicialmente, a ala do Guarani fosse formada por integrantes do time de futebol, cuja foto se vê aqui nesta página, dirigido pelo enfermeiro Luiz Fortes.

Anos 60, Cerimônia do dia de 13 de maio, celebrada na sede da Avenida  Santana, presentes o Prefeito Plínio Paganini e o vereador  Octacílio Paganini. Ao microfone o radialista Luis Carlos dos Santos


Na sua fase final, atravessando os anos 60 e 70, a Sociedade Recreativa Luiz Gama teve sua sede onde hoje está a agência Yamaha, na avenida Santana. Ali eram organizadas as cerimônias, os bailes, os eventos culturais e ali, também, se faziam as reuniões da diretoria. Nos anos 70, aberto a todos os botucatuenses, o baile do Recreativo Luiz Gama atraiu boa parte da comunidade negra local. A Sociedade Recreativa Luiz Gama foi o clube negro das gerações do pós guerra. Preparado para dar continuidade às aspirações do jovens dos anos 40 e 50, não conseguiu responder às indagações que as novas gerações se impunham. Em meados dos anos 70 estava inativo.

Fonte:
Acesso: 01/11/2011


Nenhum comentário: