"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

domingo, 27 de março de 2011

XIX Encontro dos Amigos da Griot

Domingo, 27 de Março de 2011








Das 10:00 às 20:00h

Local: Salão da Igreja Sta Ifigênia




Rua Sta Ifigênia, 30 - Centro - SP/SP















  



Feijoada
Irmã Maria do Carmo
















Debate: "Cabelo"

 

 
A relação como cabelo tem acompanhado nosso povo ao longo da história. Desde os Egípcios, carecas ou com sua perucas. Passando por relatos bíblicos.

E tendo sido no período escravocrata no Brasil utilizado para esconder ouro que depois era usado na compra de alforrias, se criando até cortes como foi o caso de Chico Rei.

Para muito além das propagandas de shampo, os Patriotas Etíopes não cortaram seus cabelos até a expulsão dos italianos no período de 1931 a 1946.

Na América do Norte o estilo de cabelo Black Power se tornou símbolo maior da luta pelos Direitos Civis. Vindo desembocar entre outras coisas na eleição de seu atual presidente.

Os Rastas a partir da Profetização de Marcus Garvey, tem mostrado ao mundo um novo conceito de vida. E na própria vaidade, inerente ao ser humano, o cabelo com sua capacidade em possuir expressão, poder, significado, valor e mítica.
Tem se mostrado um elemento dígno das abordagens que iremos procurar fazer aqui. 


Personalidade Griot 2011

(Milton Barbosa)

Dos homens e mulheres que se propõe a lutar por uma causa, é comum abstrairmos a sua dimensão cotidianamente humana.

Sendo na verdade essa, que molda o valor final de uma pessoa, uma vez, não tendo sido garantido o nosso dia a dia, pessoal.

Pouco podemos fazer para nosso povo e causa que abraçaremos.

Evidentemente não é diferente para esse nosso irmão hoje homenageado, que a despeito de todas dificuldades, tem se disponilizado a pensar e agir a favor de nosso povo.

Muitas vezes pagando um preço extremamente alto por colocar a causa à frente de sua vida pessoal.

"Ogun" de "Jefferson Maris"

Nosso ex-estudante de economia, um dos fundadores do MNUCDR, Movimento seminal de toda retomada da luta racial no Brasil, a partir da década de 70.

É o nosso homenageado como PERSONALIDADE GRIOT 2011 de forma modesta mas verdadeira.

Por reconhecer na trajetória do menino MIlton Barbosa pelo Bixiga e pelo Mundo, o homem incentivador e inspirador de nosso povo: Obrigado Miltão...



Grupo Mariama
 






















Nenhum comentário: