"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A ESPIRITUALIDADE E NOSSAS CRIANÇAS


O espiritual é um dos nossos componentes, o objetivo deste debate, é abordar este tema em nossas crianças.  As diferenças  entre os seres humanos  já se manifestam  na mais tenra idade.
Poucas vezes voltamos a atenção para cuidar deste aspecto determinante nos ser humano, a espiritualidade. Um espírito de amor, de ódio, acelerado, delicado, criador, brincalhão, ou de comunicação, são exemplos de características a serem observadas, de modo a se tornar algo positivo.
De um modo geral, as religiões tem se colocado como a forma de moldar e trabalhar a espiritualidade. Acompanhando os adultos as crianças vivenciam à sua forma essa questão nos locais de práticas religiosas. Porém acredito que o estimulo ao desenvolvimento espiritual, deve ser praticado também com os ensinamentos da importância do silêncio, elemento nobre, dentro da Congregação Ecumênica Africana (Momento espiritual da UCPA). O recolhimento, a conscientização sobre os elementos da natureza: Água. Fogo. Terra.  Ar. A exposição à alegria e ao amor pela vida.  Isso tudo resulta em uma mente saudável, determinando, felicidade e bons relacionamentos, outro fator determinante na experiência existencial das pessoas.
O agradecimento pela vida, a saúde, o incentivo à doação e compartilhamento devem ser atitudes incentivadas em nossas crianças. Assim como ensinar a apreciar uma boa música, saborear um alimento, ler um bom livro, admirar as artes em geral mostrando-lhes o sentido maior da espiritualidade.
A infância como um tempo especial de uma pessoa  deve ter dos adultos, para as crianças,  também um tempo  exclusivo,  uma dedicação consciente para  trabalhar seus sentimentos. Juntar o passado, em histórias, ao futuro, e fortalecer nossa ancestralidade. Transmitir a elas o significado dos reinos: Animal. Vegetal. Mineral. A admiração por uma Rocha, um animal, uma árvore por exemplo.
À criança deve ser criado um ambiente calmo que leve à quietude e reflexão de modo a atingir o equilíbrio e confiança, e com simplicidade proporcionar lhe o ápice espiritual mesmo inconsciente, de se encontrar consigo mesma.

                                                                                             Al  Eleazar Fun

Nenhum comentário: