"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

sábado, 23 de junho de 2018

DIA DE LUIZ GAMA

Dia 23 de junho de 2018, a partir das 12h00 nossa Comunidade Pan Africana, estará realizando o Dia de Luiz Gama. Em frente a sua herma, inaugurada e idealiza pela Comunidade Preta, em seu centenário, em
1930, no Largo do Arouche, em São Paulo.
Luiz Gama, é um Pan Africanista por essência. Sempre honrou o legado de nossos ancestrais e sempre se orgulhou de suas raízes africanas. Ele nasceu em Salvador, Bahia, em 21 de junho de 1830. E faleceu na cidade de São Paulo, em 24 de agosto de 1882.
Filho de uma africana chamada Luiza Mahin, provavelmente deportada para a África, após envolvimento numa série de lutas da primeira metade do século XIX.
Na carta à Lúcio de Mendonça, Luiz Gama se recusa a falar o nome do pai. Mas relata que era um branco de origem portuguesa. Que o vendeu em dezembro de 1840, com dez anos de idade, para pagar dívidas de jogos.
Após uma difícil jornada, onde, inclusive na província de São Paulo, Luiz Gama, fez uma viagem de Santos à Campinas a pé. Foi repelido – por muitos compradores de escravos, que temiam os escravos que tinham a mesma origem que ele – pelo fato de ter nascido na Bahia, local onde ocorreram muitas revoltas e insurreições, principalmente entre 1806 a 1837.
Tornou-se autodidata, contando apenas com o apoio de um estudante.
Em 1848, já sabendo ler e escrever, ele conseguiu provas sobre sua condição de livre.
Para não correr o risco de voltar para o cativeiro, ele assentou praça, servindo até 1854, quando recebeu baixa após ficar preso por 39 dias, acusado de insubordinação.
Tornou-se tipógrafo, poeta e tradutor. Foi o pai da imprensa humorística de São Paulo, imortalizado na cadeira número 15, da Academia Paulista de Letras.
Nosso herói imortal, libertou mais de 500 irmãos.
Primeiro abolicionista, nosso Orfeu de Carapinha, foi pioneiro em defender a República Estados Unidos do Brasil. “Um país sem escravo e sem rei”.
Ao frequentar espaços da Faculdade de Direito, tornou-se rábula, advogando em prol dos filhos da África.

Salve nosso Amado Herói.

Salve Getulino, Salve Luiz Gama.

COMUNIDADE PAN AFRICANA

Nenhum comentário: