"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

sábado, 5 de setembro de 2009

OS MELHORES LIVROS: Recomendado por Al Eleazar Fun (UCPA - 2001)


Título: homem Invisível
Autor: Ralph Ellison Editora: Marco zero Ano: 1990 Número de páginas: 499 Por que recomendo: Um livro que nos leva, ao meu ver, a atingir o que se poderia chamar de uma maioridade de consciência preta. E nos brinda ainda com o melhor da literatura universal.
Título: Malcolm X
Autor: Alex Halley Editora: Record Ano: Número de páginas: 431 Por que recomendo: o livro mostra a trajetória de um homem preto diante de uma sociedade racista, após passar todos os infernos que uma sociedade assim submete a um homem. Encontra-se no Islã e torna-se um dos lideres mais combatíveis dos direitos civis.
Título: Filho Nativo
Autor: Richard Wrigth Editora: Best Seller Ano: 1987 Número de páginas: 439 Por que recomendo: O livro nos traz um personagem que vai até onde Malcolm segue. Um perfil do jovem preto de qualquer grande cidade, que se vê no beco sem saída que uma sociedade discriminatória impõe. O universo de alienação, marginalidade, crime, descrito em um clima vertiginoso.
Título: A impotência da raça negra não tira proveito da fraqueza dos brancos.
Autor: João Elias Editora: João Scortecci Ano: 1994 Número de páginas: 67 Por que recomendo: Um livro que aborda de forma aberta , frontal e corajosa, a questão racial no Brasil contemporâneo.
Título: Rebeliões na Senzala
Autor: Clovis Moura Editora: Conquista Ano: 1972 Número de páginas: 268 Por que recomendo: O livro desmonta o mito da romantizada escravidão brasileira. Mostrando a constante resistência histórica dos pretos à escravidão em rebeliões, quilombos, greve de fome, cultos e tantas outras formas de luta; como levantes, fugas e assassinatos de algozes escravocratas.
Título: ...e disse o velho militante José correia Leite
Autor: José Correia Leite / Cuti Editora: Imprensa Oficial do Estado-SP Ano: 1992 Número de páginas: 301 Por que recomendo: Trabalho que perpassa através do militante José Correia Leite o Movimento Negro em São Paulo, como ponto de fuga para o entendimento da trajetória dos pretoss no Brasil, após a chamada abolição. Um livro de fôlego, detalhes, riqueza,pesquisa e profundidade. De um ícone da militância negra-que um julgamento breve o colocaria entre os grandes homens deste século. Por sua postura, dignidade, integridade e coerência às suas idéias. que quase se materializa nas páginas deste livro.
Título: A razão da chama-Antologia de poetas negros brasileiros
Autor: Seleção e organização Oswaldo de Camargo Editora: GRD Ano: 1986 Número de páginas: 122 Por que recomendo: um livro de leitura fácil, que nos dá um painel da produção literária dos afrodescendentes desde Henrique Dias até nossos dias. Mostrando o vigor desta arte e suas várias faces.
Título: A Noite dos Cristais
Autor: Luis Carlos de Santana Editora: 34 Ano: 1996/99 Número de páginas: 127 Por que recomendo: romance histórico infanto-juvenil, capaz de despertar o sabor pela leitura e os fatos enfocados.
Título: Os condenados da Terra
Autor: Frantz Fanon Editora: Brasiliense Ano: década de 80 Número de páginas: 200 Por que recomendo: Médico psiquiatra que com seus trabalhos contribuem decisivamente à luta de libertação.
Título: Os Sertões
Autor: Euclides da Cunha Editora: Victor Civita Ano: 1982 Número de páginas: 442 Por que recomendo: Como contraponto ao entendimento da formação do “povo” brasileiro e como uma visão equivocada e apaixonada da inteligência brasileira.

Nenhum comentário: