"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

domingo, 31 de janeiro de 2010

Haiti: Grupo de estadunidenses é preso ao tentar sair do país com 33 crianças

A. J. O.
No sábado, 30/01/2010, a polícia do Haiti prendeu dez estadunidenses que tentavam levar para fora do país 33 crianças, sem autorização.
Eles foram detidos na fronteira com a República Dominicana e, o porta-voz do governo haitiano falou que "eles não tinham nenhum documento provando que as crianças eram órfãs ou que eles tinham o direito de retirá-las do país".
Muitas crianças ficaram órfãs, em situações como esta redes de tráfico se aproveitam da situação para levá-las para fora do país.
O ministro Yves Christalin, informou que "as crianças acompanhadas pelos estadunidenses tinham entre 2 meses e 12 anos de idade".
O grupo pertence à ONG New Life Children's Refuge, com sede no Estado americano do Idaho.
Os detidos ainda não foram indiciados.
Não podemos esquecer que em 2008 ocorreram muitas denúncias de abuso sexual por parte dos soldados da ONU (Organização das Nações Unidas).
Na época foi divulgado um relatório com casos de violência sexual contra crianças a partir de seis anos em locais onde existem missões humanitárias.
Os abusos identificados foram estupro, prostituição infantil, escravidão sexual, pornografia, troca de sexo por comida, tráfico infantil para sexo e exposição a indecências.
Segundo o relatório os abusos podem ser encontrados em todo tipo de organização de paz e segurança, entre funcionários de todos os níveis e entre trabalhadores recrutados local e internacionalmente.
No mesmo documento foi citado que as tropas de paz da ONU “são uma fonte particular do abuso em várias localidades, especialmente no Haiti e na Costa do Marfim”.
O terremoto do dia 12/01/2010 matou cerca de 200 mil pessoas e destruiu vários orfanatos no Haiti.
A. J. O.

Nenhum comentário: