"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Nós, os negros" Escrevo o que quero (Bantu Steve Biko)

No último número fiz um apanhado de um setor da comunidade branca. Hoje me proponho a falar do mundo negro - da validade da nova abordagem.

Nós, os negros

Tendo nascido pouco antes de 1948 (O ano em que o Partido Nacionalista chegou ao poder.), vivi toda minha vida consciente dentro da estrutura de um "desenvolvimento em separado" institucionalizado. Minhas amizades, meu amor, minha educação, meu pensamento e todas as outras facetas de minha vida foram formados e modelados dentro do contexto da segregação racial. Em vários estágios de minha vida consegui superar algumas idéias que o sistema me ensinou. Agora me proponho, e espero consegui-lo, a dar uma olhada naqueles que participam da oposição ao sistema - não de um ponto de vista distanciado, mas do ponto de vista de um homem negro consciente da premência de se compreender o que está envolvido na nova abordagem: a "Consciência Negra".
É preciso entender as questões fundamentais antes de se estabelecer os recursos para a melhoria de nossa situação. Algumas das organizações que atualmente "lutam contra o apartheid" trabalham a partir de uma premissa demasiado simplificada. Fizeram uma análise superficial da realidade que está aí e elaboraram um diagnóstico errado do problema. Esqueceram-se quase por completo dos efeitos colaterais e nem sequer levaram em conta a causa mais profunda. Por isso, qualquer coisa que seja improvisada como remédio não conseguirá sanar nossos problemas.
O apartheid - tanto nas questões pequenas como nas grandes - é evidentemente um mal. Nada pode justificar a presunção arrogante de que um pequeno grupo de estrangeiros tem o direito de decidir sobre a vida da maioria. Portanto, mesmo que fosse aplicada de modo fiel e honesto, a política do apartheid mereceria a condenação e a forte oposição do povo nativo do país, como também daqueles que vêem o problema em sua perspectiva correta. O fato de o apartheid estar vinculado à supremacia dos brancos, à exploração capitalista e à opressão deliberada torna o problema muito mais complexo. A falta de bem materiais já é bastante ruim, mas unida à pobreza espiritual é mortífera. E este último efeito é provavelmente aquele que cria montanhas de obstáculos no curso normal da emancipação do povo negro.
Não devemos perder tempo aqui tratando das manifestações da pobreza material do povo negro. Uma ampla literatura já foi escrita sobre esse problema. Talvez se deva dizer algo a respeito da pobreza espiritual. O que faz o negro deixar de reagir? Será que ele se convenceu por si mesmo da própria incapacidade? Será que em sua constituição genética não existe aquela qualidade rara que faz com que um homem esteja pronto a morrer pela realização de suas aspirações? Ou será ele apenas uma pessoa derrotada? As respostas para essas questões não é evidente. No entanto, está mais próxima da última sugestão que de qualquer outra. A lógica que se acha por trás da dominação do branco é a de preparar o negro para desempenhar neste país um papel subserviente. Há pouco tempo tal afirmação costumava ser feita sem constrangimento no Parlamento, até mesmo a respeito do sistema educacional para os negros. E ainda se afirma até hoje, embora numa linguagem muito mais sofisticada. Os malfeitores foram em grande parte bem-sucedidos em produzir, como produto final de sua máquina, uma espécie de homem negro que só é homem na forma. Tal é o ponto a que avançou o processo de desumanização.
Sob o governo de Smuts os negros estavam oprimidos, mas ainda eram gente. Eles deixaram de mudar o sistema devido a várias razões que não vamos analisar aqui. Mas o tipo de homem negro que temos hoje perdeu sua dignidade humana. Reduzido a uma casca serviçal, ele olha com respeito e temor para a estrutura de poder do branco e aceita o que vê como uma "posição inevitável". Bem no fundo, sua raiva cresce com o acúmulo de insultos, mas ele a manifesta na direção errada - contra seu companheiro na cidade segregada, contra coisas que são propriedade dos negros. Ele não confia mais na liderança, porque as prisões em massa de 1963 podem ser atribuídas à inabilidade da liderança, e nem há uma liderança na qual confiar. Na intimidade de seu banheiro contorce o rosto numa condenação silenciosa da sociedade branca, mas suas feições se iluminam ao sair depressa para atender, com a obediência de um cordeiro, ao chamado impaciente de seu amo. No ônibus ou no trem, voltando para casa, junta-se ao coro de vozes que condenam o branco claramente, mas é o primeiro a elogiar o governo na frente da polícia ou de seus patrões.
Seu coração almeja o conforto da sociedade branca e ele culpa a si mesmo por não ser "educado" o suficiente para merecer tal luxo. As propaladas realizações dos brancos no campo da ciência - que ele só entende vagamente - servem para convencê-lo, até certo ponto, da inutilidade de resistir e a jogar fora qualquer esperança de que algum dia as coisas mudem. No geral, o homem negro se transformou numa casca, numa sombra de homem, totalmente derrotado, afogado na própria miséria; um escravo, um boi que suporta o jugo da opressão com a timidez de um cordeiro.
Por mais amarga que possa parecer, essa é a primeira verdade que temos de aceitar antes de poder iniciar qualquer programa destinado a mudar o status quo. Torna-se ainda mais necessário encarar a verdade como ela é se percebermos que o único veículo para a mudança são essas pessoas que perderam a personalidade. O primeiro passo, portanto, é fazer com que o negro se encontre a si mesmo, insuflar novamente a vida em sua casca vazia, infundir nele o orgulho e a dignidade. Lembrar-lhe de sua cumplicidade no crime de permitir que abusem dele, deixando assim que o mal impere em seu país natal. É exatamente isso que queremos dizer quando falamos em um processo de olhar para dentro.
Essa é a definição de Consciência Negra.
Um escritor ressalta que, no esforço de destruir por completo as estruturas que haviam sido estabelecidas na sociedade africana e de impor seu imperialismo de forma total e corrosiva, os colonizadores não se satisfizeram apenas em manter um povo em suas garras e esvaziar a mente dos nativos de toda forma e conteúdo, mas se voltaram também para o passado do povo oprimido e o distorceram, desfiguraram e destruíram. Não se fez mais nenhuma referência à cultura africana, que se tornou um barbarismo. A África era o "continente obscuro". As práticas e os costumes religiosos eram considerados superstição.
A história da sociedade africana foi reduzida a batalhas tribais e guerras internas. Nenhuma migração de um lugar de moradia para outro foi feita de modo consciente. Não, o que havia era sempre a fuga de um tirano que queria destruir a tribo sem nenhuma razão positiva, mas apenas para eliminá-la da face da Terra.
Não é de estranhar que a criança africana aprenda na escola a odiar tudo o que herdou. A imagem que lhe apresentam é tão negativa que seu único consolo consiste em identificar-se ao máximo com a sociedade branca.
Portanto, não há dúvida de que muito da abordagem para fazer surgir a Consciência Negra precisa ser voltada para o passado, a fim de procurar reescrever a história do negro e criar nela os heróis que formam o núcleo do contexto africano. Quando sabemos que uma vasta literatura a respeito de Gandhi na África do Sul está sendo reunida, podemos afirmar que a comunidade indiana já começou a trabalhar nesse sentido. Mas há muito poucas referências a heróis africanos. Um povo sem uma história positiva é como um veículo sem motor. Suas emoções não podem ser facilmente controladas e canalizadas numa direção clara. Ele vive sempre à sombra de uma sociedade mais bem-sucedida. Por esse motivo, num país como o nosso, ele é obrigado a celebrar feriados como a data de aniversário de Paul Kruger, o Dia dos Heróis, o Dia da República etc., - e todos são ocasiões em que a humilhação da derrota é revivida de imediato.
Além disso, podemos perceber em nossas culturas nativas muitas virtudes positivas que deveriam servir de lição para os ocidentais. A união da comunidade, por exemplo, está no centro de nossa cultura. A facilidade com que os africanos se comunicam entre si não é algo forçado pela autoridade, mas inerente à estrutura do povo africano. Assim, enquanto uma família branca pode permanecer numa determinada área sem conhecer os vizinhos, os africanos desenvolvem um sentimento comunitário depois de pouco tempo de convivência.
Muitos funcionários de hospitais se surpreendem com a prática de indianos que levam presentes e lembranças a pacientes cujos nomes mal conseguem recordar. Mas uma vez, essa é uma manifestação do inter-relacionamento entre as pessoas no mundo do negro, em oposição ao mundo altamente impessoal em que vive o branquelo (Whitey, no original: palavra depreciativa para se referir ao branco.NT). Essas são características que não podemos no permitir perder. Seu valor só pode ser apreciado por aqueles de nós que ainda não foram transformados em escravos da tecnologia e da máquina. Poderíamos citar uma infinidade de outros exemplos. Nesse caso, a Consciência Negra também procura mostrar aos negros o valor de seus próprios padrões e pontos de vista. Incentiva os negros a julgarem a si mesmos de acordo com esses padrões e a não se deixarem enganar pela sociedade branca, que absolve a si mesma e faz dos padrões brancos a medida pela qual até os negros julgam uns aos outros.
Nessa altura provavelmente é necessário alertar todas as pessoas dos limites de resistência da mente humana. Esse aviso é necessário em especial no caso do povo africano. Sempre há inúmeros motivos para uma revolução em uma situação de miséria absoluta. Podemos prever que, num determinado momento, os negros se sentirão sem nenhuma motivação de viver e gritarão para o Deus deles: "Seja feita a Vossa Vontade".
De fato a vontade Dele será feita, mas não terá o mesmo apelo para todos os mortais, simplesmente porque temos versões diferentes quanto à Sua vontade. Se o Deus branco vem falando o tempo todo, em algum momento o Deus negro terá de levantar a voz para Se fazer ouvir acima dos ruídos que vêm de Seu equivalente. O que quer que aconteça então dependerá muito do que tiver acontecido nesse meio tempo. Por isso, a Consciência Negra procura fazer com que os negros encarem seus problemas de modo positivo. Baseia-se no conhecimento de que "odiar o branco" é algo negativo, embora compreensível, que leva a métodos precipitados e violentos que poderão ser desastrosos tanto para o negro como para o branco. Procura canalizar as forças reprimidas da multidão de negros zangados para uma oposição significativa e direcionada, fundamentando toda a sua luta em fatos reais. Procura garantir que haja um único objetivo na mente dos negros e possibilitar um envolvimento total das massas numa luta que, em essência, é delas.
O que dizer da religião do branco, o cristianismo? Parece que as pessoas envolvidas na transmissão do cristianismo aos negros decididamente se recusam a extirpar a fundamentação podre que muitos dos missionários criaram quando vieram para cá. Os negros até hoje não encontram na Bíblia nenhuma mensagem que lhes interesse diretamente, pois nossos sacerdotes ainda estão muito ocupados com trivialidades morais.
Eles incentivam constantemente as pessoas a encontrarem defeitos em si mesmas e assim prejudicam a essência da luta na qual elas se encontram envolvidas. Privados de um conteúdo espiritual, os negros lêem a Bíblia com uma credulidade chocante. Enquanto cantam em coro "mea culpa", os grupos brancos se unem a eles cantando uma versão diferente: "Tua culpa". O anacronismo de um Deus bem-intencionado que permite que as pessoas sofram continuamente debaixo de um sistema obviamente imoral não passa despercebido aos jovens negros, que continuam a abandonar a Igreja às centenas. Há gente demais envolvida com a religião para que os negros possam ignorá-la. É óbvio que o único caminho que nos resta é redefinir a mensagem contida na Bíblia e torná-la relevante para as multidões que lutam. Não se pode ler na Bíblia a pregação de que toda a autoridade é uma instituição divina. Ao contrário, ela precisa pregar que é um pecado alguém se deixar oprimir. É necessário mostrar o tempo todo que a Bíblia tem algo a dizer ao negro que o sustente na longa caminhada em direção à auto-realização. Essa é a mensagem que se encontra implícita na "Teologia Negra". A Teologia Negra procura acabar com a pobreza espiritual dos negros. Quer demonstrar o absurdo da pretensão dos brancos em afirmar que o "culto aos ancestrais" era necessariamente uma superstição e que o cristianismo é uma religião científica. Embora se baseie na mensagem cristã, a Teologia Negra procura mostrar que o cristianismo é uma religião adaptável que se ajusta à situação cultural do povo a quem se dirige. A Teologia Negra procura apresentar Jesus como um Deus lutador, que considerou o câmbio de dinheiro romano - a moeda do opressor - no templo de Seu Pai um tal sacrilégio que mereceu uma violenta reação de Sua parte, isto é, do filho do Homem.
Assim, em todos os aspectos, a Consciência Negra procura falar ao negro em sua própria linguagem. Apenas por intermédio do reconhecimento da situação básica que existe no mundo do negro chegaremos a perceber a necessidade urgente de despertar as multidões adormecidas. A Consciência Negra tem esse objetivo. Nem é preciso dizer que será o povo negro quem terá de cuidar, ele mesmo, desse programa, pois Sékou Touré tinha razão ao dizer: Para participar da revolução africana não basta escrever uma canção revolucionária; é preciso forjar a revolução junto com o povo. E se nós a forjarmos junto com o povo, as canções surgirão por si mesmas e delas mesmas.
Para realizar uma ação verdadeira, é necessário ser parte viva da África e de seu pensamento; é preciso ser um elemento da energia popular que é totalmente convocada para a libertação, o progresso e a felicidade da África. Fora dessa luta não há lugar para o artista ou para o intelectual que não esteja, ele mesmo, preocupado e totalmente identificado com o povo na grande batalha da África e da humanidade sofredora.

"Nós, os negros", escrito por Bantu Steve Biko (Frank Talk), em setembro de 1970
Núcleo de Estudantes Negras “Ubuntu” / Universidade do Estado da Bahia – UNEB 
ubuntu_uneb@yahoo.com.br

Nenhum comentário: