"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

sexta-feira, 29 de julho de 2016

"África para os Africanos" de 18 de abril de 1922 - "A ESTRELA PRETA" (Marcus Mosiah Garvey) Ed. Realidade Rasta - 1. Vol.

Companheiros homens da Raça Negra, Saudação:

Por quatro anos e meio a Associação Universal para o Progresso do Negro vem defendendo a causa da África para os africanos – ou seja, que os povos Negros do mundo devem concentrar-se sobre o objetivo de construir para si uma grande nação em África.
Quando começamos nossa propaganda rumo a este fim, diversos dos chamados intelectuais Negros que vêm bagunçando a raça, que por mais de meio século disseram que éramos loucos, que os povos Negros do mundo ocidental não estavam interessados em África e não poderiam viver em África. Um editor e líder chegou a dizer a seu Congresso Pan-Africano que Negros Americanos não poderiam viver em África, porque o clima seria muito quente. Todos os tipos de argumentos foram presentados por estes intelectuais Negros contra a colonização de África pela raça Negra. Alguns disseram que o homem Negro acabaria por trabalhar sua existência a fora ao lado do homem branco em países  fundados e estabelecidos por este último. Portanto, não era necessário para Negros procurar uma independente nacionalidade para eles próprios. As histórias dos velhos tempos da “peste da África”, “clima ruim Africano”, “mosquitos Africanos”, “Africanos selvagens”, foram repetidas por estes “insensatos intelectuais” como um alarme contra nosso povo na América e nas Índias Ocidentais, tendo gentilmente um interesse no novo programa de construção de um império racial próprio nosso em nossa Terra Mãe.
Agora que os anos se passaram e a Associação Universal para o progresso do Negro fez o circuito no mundo com a sua propaganda, nós encontramos eminentes estadistas e líderes da raça branca saindo corajosamente, defendendo a causa da colonização da África com os Negros do mundo ocidental. Um ano atrás, o Senador MacCullum do Legislativo do Mississipi apresentou uma resolução na Câmara com o propósito de peticionar ao Congresso dos Estados Unidos da América e ao Presidente de usarem sua influência em garantir dos Aliados território suficiente em África, em liquidação da dívida da guerra, cujo território deveria ser utilizado para o estabelecimento de uma nação independente para os Negros Americanos. Ao mesmo tempo, Senador France de Maryland deu expressão a um desejo semelhante no Senado dos Estados Unidos. Durante um discurso sobre os “Bônus dos Soldados.” Ele disse: “Temos uma dívida grande com a África, a qual nós temos há muito tempo ignorado. Eu não preciso me estender sobre a nossa peculiar vantagem na obrigação dos povos de África. Milhares de norte-americanos há anos vêm contribuindo para o trabalho missionário que foi realizada por homens e mulheres nobres que foram enviados nesta área pelas igrejas da América”.

Nenhum comentário: