"Nzambi a tu bane nguzu um kukaiela"

sexta-feira, 29 de julho de 2016

"A Afrocentricidade é um ..." (Molefi Kete Asante) Indicação do irmão Kwame

"A Afrocentricidade é um modo de pensamento e ação no qual a centralidade dos interesses, valores e perspectivas africanos predominam. Com relação à teoria, é a colocação do povo africano no centro de qualquer análise de fenômenos africanos. Assim é possível que qualquer um seja mestre na disciplina de procurar a localização dos africanos num dado fenômeno. Em termos de ação e comportamento, é uma devoção à ideia de que o que está no melhor interesse da consciência africana está no coração do comportamento ético. Finalmente, a Afrocentricidade procura entesourar a ideia de que a negritude em si é um tropo de éticas. (...)
 Vemos, dessa forma, como a Afrocentricidade é a peça central de regeneração humana. Ela desafia e repreende a perpetuação de ideias raciais supremacistas brancas no imaginário do mundo africano, e, por extensão, de todo o mundo. À medida que ela é incorporada às vidas de milhões de africanos no continente e na diáspora, ela tem se tornado revolucionária, atacando as muitas falsificações da verdade e atitudes de auto ódio que oprimiram a grande maioria de nós. Assim, a Afrocentricidade é proposital, dando um verdadeiro senso de destino baseado sobre os fatos da história e da experiência. (...)
Ao invés de olhar a partir de seu próprio centro, a pessoa não-Afrocêntrica opera numa maneira negativamente previsível. Ele ou ela atacará mães e pais, rebaixará as muitas tradições que o/a deu esperança nos tempos de desesperança e banalizará sua própria nobreza. As imagens, símbolos, estilos de vida e maneiras da pessoa são contraditórios e dessa forma, destrutivos ao crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo. Inapto a convocar o poder dos ancestrais, por que não os conhece; sem uma ideologia de herança, por que não se respeita os próprios profetas; a pessoal é como uma formiga tentando mover uma grande quantidade de lixo apenas para perceber que ela não vai se mover. Assim a Afrocentricidade é uma perspectiva filosófica associada com a descoberta, localização e realização da agência africana dentro do contexto de história e cultura. Por agência quer-se dizer uma atitude em direção à ação originada em experiências africanas. Como tal, a Afrocentricidade provê ao teórico e ao praticante canais de análises nítidos e precisos. (...)
A Afrocentricidade tem uma forma multissensorial, uma vez que ela é um fato na vida das pessoas; ela não é linear, não pode ser analisada numa linha única e é inerentemente circular. Nesta instância, ela é oposta ao racionalismo e empirismo eurocêntricos. A Afrocentricidade se torna uma teoria normativa quando sugere centralidade, ou seja, localização no contexto do interesse e da cultura africanos como um padrão para ação."

(Molefi Kete Asante)

Nenhum comentário: